26 de nov de 2008

Violência contra a criança e adolescente na TV


Aproveitando o que o nosso presidente Lula falou ontem no 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Rio, responsabilizando parcialmente os meios de comunicação em massa pela ocorrência de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Com efeito, ele falou sobre o que nós já conhecemos e sentimos que realmente é danoso para toda a família, como as programações exibindo cenas de sexo e violência gratuitas em horários em que crianças podem assistir, sem falar da falta de programas com verdadeiro conteúdo educativo e que possam levar o brasileiro a pensar e tentar melhorar o meio em que vive.

Fala-se muito de leis contra pornografia na internet, abuso contra crianças e adolescentes. Mas nada é tratado, ou pelo menos é colocado em prática, sobre regulamentação do que é exposto na TV. Será que uma criança que assiste a um estupro num filme ou outra cena violenta, não está sendo violentada também? Como ela irá elaborar isto dentro de si?

Por favor, não me entendam mal. Não sou a favor da censura tal como ela já foi no Brasil no passado. Mas é necessária uma revisão no nosso conteúdo da TV, não somente colocando certos programas em seus devidos horários, adicionando outros com bons conteúdos. Seria bom abolir alguns que nada adicionam, mas é complicado, pois isto iria mexer com muita gente. Mas o fato de levar esses programas à um horário de um público com mais maturidade , já serviria. Com o tempo, quem sabe, a mentalidade mudaria e os gostos também.

Por enquanto, mudo de canal, desligo ou mesmo vou fazer outra atividade, pois do jeito que está, não dá.

2 comentários:

Brasileira disse...

Sonho com uma TV comercial que algum verdadeiro cristão possa um dia adquirir e fazer uso adequado dela, passando programas de boa qualidade, para que os cristãos possa assistir. O verdadeiro cristão não se compactua com as trevas, nem com desculpa de ganhar...audiência!

Guiomar Barba disse...

N me considero pessimista, ms acredito no que nos diz as escrituras: "Por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará." N espero portanto, que o mundo mude para melhor, ms que Deus levante "santos" que "queiram" colocar programa de qualidade para crianças. Já orei muito neste sentido.
Só a ig de Crisro pode salgar...
Abraços. Admiro vc.