24 de jun. de 2013

O Sofrimento

Estava pensando um pouco sobre o sofrimento e lembrei-me de um panfleto que minha mãe me deu quando eu estava com uns 11 ou 12 anos de idade. Guardei por muito tempo esse papelzinho, mas hoje não sei por onde ele anda. Tento aqui abaixo, reproduzir o que mais me chamou a atenção quando o lia sempre que o achava, dentro da minha Bíblia:
....
O sofrimento é experiência inevitável à vida terrena. Todos sofrem. Alguns sofrem infinitamente mais.
Diz o velho provérbio árabe: "costumava chorar porque não tinha sapatos, até que encontrei um mendigo que não tinha pés".
Todo sofrimento tem função nitidamente positiva e visa o nosso aprimoramento espiritual. Não é redentor em si mesmo, mas prepara o caminho da nossa redenção. As lágrimas são a linguagem da dor e purificam a alma, tornando-a espiritualmente receptiva. Importa, pois confiar nestas consoladoras palavras de Cristo: "Tenho-vos dito estas coisas para que em Mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo." (João 16:33) Em meio à sua dor, não desepere! Deus está presente. Ele o ama e que ajudá-lo. O segredo da vitória sobre o sofrimento consiste em buscar, pela oração, a inefável paz interior que Cristo conceda quantos nEle confiam. lembre-se que a alma não teria arco-íris, se os olhos não tivessem lágrimas. Transforme sua aflição em asas que o elevem acima de tudo e de todos, à sublime comunhão com o Pai Celeste. E alegre você também cantará:

Suporto as dores do mundo,
Não me lastimo em vão.
O céu refulge mais lindo,
Nas noites de escuridão.


Nenhum comentário: